terça-feira, 14 de junho de 2011

A Música Na Idade Média: Musica Enchiriadis & Scolica Enchiriadis



  

Musica Enchiriadis (“Manual Da Música”) é um tratado anônimo do século IX, que tentou estabelecer regras na polifonia primitiva da Música Ocidental.  O Scolica Enchiriadis serve de comentário ao primeiro manual.

Esses dois tratados circularam em manuscritos medievais junto com o “De Institutione Musica”, de Boethius. O Musica Enchiriadis tem 19 capítulos, os primeiros nove discutem notação musical, modos e o Cantochão monofônico. Os capítulos 10 a 18 falam sobre a polifonia, como os intervalos consonantes devem ser usados para improvisar ou compor na música polifônica da Idade Média. Esses intervalos identificados no tratado são de 4ªs, 5ªs e 8ªs justas, alguns de 3ªs e 6ªs. O tratado também mostra algumas regras para a execução musical. O capítulo 19 descreve a lenda de Orfeu.

Apesar de o Scolica Enchiriadis ser apenas um comentário do Musica Enchiriadis, é quase 3 vezes maior que ele. Muito da teoria discutida no tratado se deve ao reconhecimento das concepções musicais de Agostinho De Hipona, especialmente sobre suas afirmações da importância da matemática para a música.

A escala usado no trabalho, baseada num sistema de tetracórdes, parece ter sido criada somente para uso na própria obra. O tratado também usa um muito raro sistema de notação, conhecido como notação muscical dasiana. Esta notação possui um número de símbolos que são rodados em 90 graus para representar diferentes sons.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Musica_enchiriadis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scolica_enchiriadis

Um comentário:

  1. qual é a importancia da música na idade média preciso disso pra amanhã!!!

    ResponderExcluir