sábado, 4 de junho de 2011

A Música Na Idade Antiga: Índia


A mitologia hindu diz que Shiva ensinou a música aos homens há cerca de 6 mil anos. No entanto, os achados arqueológicos demonstram que é pouco provável que uma civilização sedentária tenha se estabelecido no vale do Indo antes de 2500 a.C.

Após a invasão muçulmana a música passou a ser feita seguindo dois sistemas principais: o do norte (hindustani) e do sul (karnático). Na Índia a música possui muitos modos, que comportam indicações de intervalos exatos, ornamentados, estilo de ataque das notas para formar uma entidade, apresenta uma expressão e um estilo definidos.  Diferentemente do sistema ocidental de música, o sistema hindustani divide uma oitava em 22 intervalos, permitindo assim uma grande variedade de sons.

A evolução na musica da Índia vem dos Vedas, antigos textos escritos em sânscrito. Eram compostos em forma de poesia e cantados com ritmo. Os 4 Vedas:

Rigveda: veda dos hinos.
Yajurveda: veda dos cantos rituais.
Samaveda: veda do sacrifício.
Atharvaveda: veda de práticas curativas e encantamentos. (Este veda tem uma abordagem dupla).




A música indiana é essencialmente improvisada, com caráter emotivo e descritivo.  Não tendo notação gráfica, baseia-se no sistema de ragas que são memorizados pelos músicos e servem de apoio para o improviso.

Rag: é um conceito essencial para se entender a música indiana, a palavra deriva do sânscrito e significa “cor da paixão”.  Deve ser visto como um modo acústico de colorir o pensamento do ouvinte com uma emoção.  Os ragas são modos de 5 a 7 notas e sobre eles é criada toda a música. Cada raga corresponde a um momento do dia ou estação do ano.

Tal: a palavra "tal" significa bater palmas. Esta pode ser considerada a forma mais antiga de acompanhamento rítmico.

Sam: é a primeira pulsação de cada ciclo. As improvisações podem começar em qualquer parte do ciclo e geralmente terminam no Sam.

Khali: é o movimento de onda que a mão faz. É usado para designar o primeiro batimento de cada compasso.

Bol: é uma mnemônica (um auxiliar de memória).  São séries de sílabas que correspondem aos variados batimentos que a tabla produz e definem o tal.

Avartan: é o ciclo da música indiana. Podem ser constituídos por qualquer número de tempos.

Vibhag: são os compassos e podem ter variados números de pulsação.

Matra: é a pulsação, juntamente com o avartan e o vibhag formam os 3 níveis da estrutura do ritmo indiano.

Lay: é a velocidade de uma composição.

O principal instrumento de cordas é a tambura (tampura); os principais instrumentos de sopro são as flautas e uma espécie de oboé. Entre os tambores, os mais importantes são o mridangam e a tabla.



Tambura: é um instrumento musical composto por cordas dedilhadas e braço sem trastes, que costuma acompanhar a música vocal, emitindo um bordão para sustentar a tonalidade nos silêncios.

Oboé: é um instrumento musical de sopro de palheta dupla. O corpo do oboé é feito normalmente de madeira (ébano, jacarandá) e tem formato ligeiramente cônico

Mridangam: é um instrumento de percussão da Índia, especialmente do sul. O instrumento é conhecido como "Deva Vaadyam", ou "instrumento dos deuses". Ao longo dos anos, o mridangam evoluiu para ser feito de diferentes tipos de madeira, devido à sua maior durabilidade.

Tabla: é um instrumento musical de percussão, muito usado na Índia, normalmente em músicas devocionais ou meditativas, tão comum quanto o pandeiro no Brasil. Este instrumento é dividido em dois tambores, um agudo chamado “daya” e um grave chamado “baya”.

Ouça o som da Tambura:





Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%8Dndia
http://musicadaindia.no.sapo.pt/musica.htm
http://pt.scribd.com/doc/49148820/Musica-Indiana
http://www.ayurveda.com.br/ayurveda/home/default.asp?Cod=272&cat=84

Nenhum comentário:

Postar um comentário