quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Música Na Idade Antiga: Mesopotâmia



A palavra mesopotâmia é originária do grego e significa MESO (entre) POTÂMIA (rios). É a região onde hoje se encontra o Oriente Médio.

As primeiras civilizações surgiram na Baixa Mesopotâmia e datam de 6.000 a.C. Isso foi possível por causa da sedentarização e da revolução agrícola. Os homens pararam de ser nômades e começaram a se estabelecer em um só local. Aprenderam técnicas de cultivo e desenvolveram um sistema hidráulico para irrigação.

A Mesopotâmia era uma região onde muitos povos nômades passavam e graças à terra fértil alguns deles se estabeleceram ali. A sociedade mesopotâmica é fruto do convívio entre essas diferentes culturas. Os povos mesopotâmicos foram os sumérios, os acádios, os amoritas ou antigos babilônios, os assírios, os elamitas e os caldeus ou novos babilônios.

Os sumérios

Os sumérios foram os que mais se destacaram culturalmente dentre os povos mesopotâmicos. A música tinha um papel fundamental em ritos solenes e familiares. Nunca foram encontrados registros de uma notação musical, mas documentos cuneiformes atestam que tinham uma elaborada teoria musical. Nesses escritos foi descoberto que os sumérios já conheciam a escala pentatônica e a escala diatônica.

Também foram descobertos vestígios de instrumentos musicais avançados para época: uma harpa de cordas percutidas (ancestral do piano), flautas de cana e de prata, liras de cinco a onze cordas, uma espécie de alaúde de braço longo e uma harpa com coluna de apoio.

Os assírios

Os assírios deixaram muitas informações de sua história musical: pinturas, textos, esculturas e escritas em baixo-relevo. Nesse povo os músicos eram mais reverenciados que até os próprios sábios. Os músicos de povos conquistados sempre eram poupados e levados para cidades assírias, para que se pudesse absorver sua arte. A música para esse povo era poder.
  
Existem registros que confirmam que os assírios formavam grandes orquestras, algumas vezes com mais de 150  pessoas.

Os babilônios

Para os babilônios a música estava muito ligada à religião. Quando estavam reunidos cantavam hinos de louvor aos deuses. Também havia hinos de lamentação nas cerimônias de penitência.

O canto era muito associado à magia, havia cantos de amor, de ódio, de guerra, cantos de caça, de evocação dos mortos, cantos para favorecer, entre os viajantes, o estado de transe.

3 comentários: