domingo, 5 de junho de 2011

A Música Na Idade Antiga: China


Após a civilização chinesa se estabelecer no Huang He (Rio Amarelo), a música começou a ter um papel importante.  Os instrumentos musicais se desenvolveram e os músicos eram muito respeitados na sociedade.

Os chineses acreditavam que as notas em uma música tinham a essência de poder transcendente.  Trechos de música eram fórmulas de energia. Cada composição exercia influências sobre o homem, a civilização e o mundo. A influência mística que uma música exercia dependia do ritmo, da melodia e dos instrumentos usados.  Na compreensão dos chineses, a música era algo livre e poderia ser usada tanto para o bem como para o mal.

Os filósofos trabalhavam para que a música fosse apenas usada para o bem e executadas corretamente. Acreditavam que o homem deveria usar a música para melhorar o seu caráter.

Textos chineses afirmam que a música exerce um grande papel sobre os seres humanos e que esta poderia ter grande influência sobre a natureza emocional e o corpo físico. Mas o mais importante de todos é a influência moral. Se uma música era vulgar e sensual, poderia exercer uma imoralidade ao ouvinte. Por esta razão era muito vigiada.


Os orientais sempre tenderam a dirigir sua atenção para além do mundo terreno.  O ritmo é uma prece e a melodia é uma contemplação.  Nessa busca por Deus, o homem oriental descobriu a divindade e a realidade no componente fundamental de toda a arte tonal – a nota individual.

Na música oriental, uma nota pode ser tocada de várias maneiras: a mesma nota, produzida numa corda diferente, tem uma cor diferente; a mesma corda, tangida pelo dedo indicador ou pelo dedo médio da mão direita, tem um timbre diferente.  A técnica por meio da qual se levam a efeito essas variações de timbre é extremamente complicada: só do vibrato existem nada menos do que vinte e seis variedades. A impressão produzida por uma nota é seguida de outra, de outra mais. Há, uma sugestão compulsiva, inevitável, de um estado de espírito, uma atmosfera, que incute no ouvinte o movimento d’aIma que inspirou o compositor.

Alguns instrumentos musicais chineses:

Pipa:é um instrumento de ponteio que possui uma caixa de ressonância achatada, como formato de meia pêra. O pescoço ou braço comprido em madeira é dividido em tons por filetes, possui quatro ou cinco cordas. As cordas de seda são tocadas com uma palheta de marfim, madeira, osso ou mesmo com a própria unha do músico

Fou: é o mais antigo e tradicional instrumento musical chinês, formado por um vaso de barro ou bronze e tocado com uma baqueta. Sua origem está relacionada às dinastias Xia ou Shang, quando era usado em rituais. Mais tarde, foi usado em rituais confucionistas.

Gugin: literalmente "antigo instrumento de corda", é o nome moderno de um instrumento musical chinês da família das cítaras. Tem mais de três mil anos de existência.
  
Xiao: é um instrumento muito antigo chinês geralmente pensado para ter sido desenvolvido a partir de uma flauta simples fim-soprado pelo povo Qiangdo sudoeste da China. A forma moderna com seis buracos remonta à dinastia Ming.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Antiguidade
http://soulshinexyz.wordpress.com/2010/02/20/a-musica-na-china/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Instrumentos_musicais_da_China

Nenhum comentário:

Postar um comentário