sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Música Na Idade Média: Cantochão



A prática monofônica utilizada nas liturgias cristãs se chama Cantochão.  As melodias se desenvolvem suavemente, sendo utilizados intervalos próximos como segundas e terças, o ritmo se baseia na prosódia dos textos em latim. É uma música de entonações, sem compassos e harmonia definidos, executada por coros em uníssono e usada em cerimônias religiosas católicas.

É a forma de música ocidental mais antiga que existe e ainda é utilizada hoje, cantada em mosteiros e por coros leigos do mundo todo. A teoria ocidental tem seus principais fundamentos no Cantochão.

O termo surgiu no século XIII, para diferenciá-lo das práticas de canto com ritmo mensurável.  Devido a uma imprecisão terminológica ainda se conceitua Cantochão como sinônimo de Cantos Gregorianos. Isso se dá em grande parte pelo fato de que o repertório gregoriano, quando restaurado pelo mosteiro de Solesmes, foi a prática de cantochão tomada como padrão na Igreja Católica a partir do início do século XX.  A expressão Canto Gregoriano surgiu quando o papa Gregório I Magno compilou os cantos tradicionais e regulamentou sua execução conforme o calendário litúrgico da Igreja Católica.





O Cantochão pode ser dividido quanto a categoria, forma e estilo: quanto a categoria pode ser dividido com os que cantam textos bíblicos e os que usam textos não bíblicos; e cada um destes pode ainda ser dividido nos que usam texto em prosa e os que usam textos poéticos.
 

Exemplos:
 Categoria:
  Textos bíblicos:
  Textos em prosa (as lições do Oficio Divino, as epístolas e o Evangelho da missa).
  Textos poéticos (os Salmos e os Cânticos).
 Textos não bíblicos:
  Textos em prosa (o Te Deum e várias antífonas incluindo as marianas)
 Textos poéticos (os hinos e as sequências de cultos e Missas)

O Cantochão pode também ser classificado em sua forma (como cantado):

Forma:
  Antifonal: dois coros cantam versos com um refrão, alternadamente;
  Responsorial: solistas cantam os versos e o coro canta o refrão;
  Direta: os cantores cantam os versos e não há refrão.

Na relação entre as notas e as sílabas das palavras, e como eram cantadas podemos classificar os estilos:

Estilo:
 Silábico: os cantos em que a cada sílaba do texto corresponde a uma nota somente.
 Melismático: os cantos em que uma única sílaba de uma palavra canta longas passagens de notas.
Neumático: o canto que a maior parte dele é silábica e, em poucas breves passagens, segue um melisma de quatro ou cinco notas somente sobre algumas sílabas do texto.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantoch%C3%A3o
http://www.emdiv.com.br/pt/arte/enciclopediadaarte/662-cantochao-canto-gregoriano.html

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