sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Música Na Idade Antiga: Hebreus


Os hebreus deixaram o seu registro musical de forma muito clara, devido a Torá e vários textos religiosos.  Após o reinado de Davi, o povo hebreu teve um pleno desenvolvimento na música. Antes as tribos hebréias eram nômades e sofriam influência de várias outras culturas. Somente depois da fixação das 12 tribos em Canaã (1250 a.C.) que os hebreus puderam desenvolver sua própria musica.

A música era muito utilizada na religião e em festas. Muitos textos do Antigo Testamento nos provam isso.  A primeira menção sobre instrumentos musicais na Bíblia ocorre em Gênesis (capítulo 4, versículo 21):

E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.”

Muitos salmos da Bíblia eram usados como cantos sacros.

Davi era musicista e um dos chefes do exército israelita.  Quando Saul, o rei de Israel, tinha seus ataques de cólera e melancolia, Davi tocava sua harpa para acalmá-la. Quando assumiu o poder começou a reunir os melhores instrumentistas em praças públicas.

A música dos hebreus tinham muitas partes instrumentais e provavelmente o canto era em uníssono. Os instrumentos hebraicos tiveram sua origem no Egito e na Mesopotâmia. Veja alguns deles abaixo:




Fontes: 

http://www.cic.unb.br/~fatima/imi/imi200/s/Historia/IMI-histmus-antiguidade.html
http://www.lunaeamigos.com.br/musical/hebreus.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Antiguidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário