

Devido a vários registros encontrados em templos e túmulos é possível saber como os egípcios se relacionavam com a música e sobre o desenvolvimento de instrumentos musicais.
A música egípcia viveu seu auge na época do Império Antigo (da III á X dinastia), algumas imagens mostram pequenos conjuntos tocando e dançando para o Faraó.
Durante o Império Médio (da XI à XVII dinastia) esses pequenos conjuntos cresceram e às vezes chegavam a formar orquestras. Entre os instrumentos, há harpas, alaúdes, liras, flautas, flautas de palheta dupla (oboés), trombetas, tambores e crótalos.
Já no Império Novo (da XVIII à XX dinastia) os instrumentos se aperfeiçoaram e a música passou a ter um papel militar e ritualista.
Os músicos egípcios gozavam de grande prestígio na comunidade e ocupavam diferentes níveis sociais.
Devidos as invasões de gregos e romanos, a música egípcia iniciou um processo de decadência devido à influência dessas outras culturas.
Alguns dos instrumentos utilizados:

Cítara: a palavra Cítara é usada para designar instrumentos de cordas, cujas cordas se estendem inteiramente sobre a caixa de ressonância
Harpa: a harpa juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos. Teria se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça. Tem-se conhecimento através de fábulas épicas, poesias e trabalhos de arte, que as harpas existiam séculos antes de Cristo, na Babilônia e Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos de harpas na tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga, em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C e textos religiosos judaico-cristãos afirmam que a harpa e a flauta existiam antes mesmo do Dilúvio. A harpa é constituída pelo corpo, pedais e cordas.
Sistro: o sistro é um instrumento de percussão que produz um som achocalhado.O instrumento já existia na Suméria do ano 2500 a.C. No Antigo Egito recebia o nome de sechechete era utilizado por mulheres da nobreza e pelas sacerdotisas. Era feito em geral em bronze, mas também existiam exemplares em madeira e em faiança. Os sistros estavam particularmente associados ao culto da deusa Hathor, mas poderiam também ser empregues no de Ísis, Bastet e Amon. Os egípcios acreditavam que o som produzido pelo instrumento poderia aplacar o deus em questão. Quando o culto de Ísis se difundiu na bacia do Mediterrâneo, o sistro tornou-se um instrumento popular entre os Romanos.
Crótalos: os crótalos eram formados por duas placas iguais, geralmente de marfim ou de madeira, apresentando um formato curvo como se fossem aspas. Batendo-se as duas metades entre si produzia-se o som. Costumavam ter um desenho entalhado nelas como, por exemplo, mãos, um relicário, uma cabeça de mulher ou, mais comumente, a cabeça de Hátor. Pares de diferentes formas e tamanhos foram encontrados em diversos sítios arqueológicos egípcios.
Tambores: de madeira ou de barro cozido, de diversas formas e tamanho.
Flautas:
Saibit: flauta simples
Mait: flauta dupla
Meme: flauta horizontal
Sebi: flauta transversal
Leia essa matéria: http://noticiasus.terra.com/tecnologia/interna/0,,OI2967984-EI295,00.html
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Fontes:
http://www.lunaeamigos.com.br/musical/egito.htm
http://www.fascinioegito.sh06.com/instrume.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Antiguidade
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