quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Música Na Idade Antiga: Egito




Devido a vários registros encontrados em templos e túmulos é possível saber como os egípcios se relacionavam com a música e sobre o desenvolvimento de instrumentos musicais.

A música egípcia viveu seu auge na época do Império Antigo (da III á X dinastia), algumas imagens mostram pequenos conjuntos tocando e dançando para o Faraó.

Durante o Império Médio (da XI à XVII dinastia) esses pequenos conjuntos cresceram e às vezes chegavam a formar orquestras. Entre os instrumentos, há harpas, alaúdes, liras, flautas, flautas de palheta dupla (oboés), trombetas, tambores e crótalos.

Já no Império Novo (da XVIII à XX dinastia) os instrumentos se aperfeiçoaram e a música passou a ter um papel militar e ritualista.

Os músicos egípcios gozavam de grande prestígio na comunidade e ocupavam diferentes níveis sociais. A música era muito usada em rituais religiosos, em adoração dos deuses, cerimônias de vida e morte.

Devidos as invasões de gregos e romanos, a música egípcia iniciou um processo de decadência devido à influência dessas outras culturas.

Alguns dos instrumentos utilizados:



Cítara: a palavra Cítara é usada para designar instrumentos de cordas, cujas cordas se estendem inteiramente sobre a caixa de ressonância

Harpa: a harpa juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos. Teria se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça. Tem-se conhecimento através de fábulas épicaspoesias e trabalhos de arte, que as harpas existiam séculos antes de Cristo, na Babilônia e Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos de harpas na tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga, em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C e textos religiosos judaico-cristãos afirmam que a harpa e a flauta existiam antes mesmo do Dilúvio. A harpa é constituída pelo corpo, pedais e cordas.
  
Sistro: o sistro é um instrumento de percussão que produz um som achocalhado.O instrumento já existia na Suméria do ano 2500 a.C. No Antigo Egito recebia o nome de sechechete era utilizado por mulheres da nobreza e pelas sacerdotisas. Era feito em geral em bronze, mas também existiam exemplares em madeira e em faiança. Os sistros estavam particularmente associados ao culto da deusa Hathor, mas poderiam também ser empregues no de ÍsisBastet e Amon. Os egípcios acreditavam que o som produzido pelo instrumento poderia aplacar o deus em questão. Quando o culto de Ísis se difundiu na bacia do Mediterrâneo, o sistro tornou-se um instrumento popular entre os Romanos.

Crótalos: os crótalos eram formados por duas placas iguais, geralmente de marfim ou de madeira, apresentando um formato curvo como se fossem aspas. Batendo-se as duas metades entre si produzia-se o som. Costumavam ter um desenho entalhado nelas como, por exemplo, mãos, um relicário, uma cabeça de mulher ou, mais comumente, a cabeça de Hátor. Pares de diferentes formas e tamanhos foram encontrados em diversos sítios arqueológicos egípcios.

Tambores: de madeira ou de barro cozido, de diversas formas e tamanho.
  
Flautas:
                Saibit: flauta simples
                Mait: flauta dupla
                Meme: flauta horizontal
                Sebi: flauta transversal


Leia essa matéria: http://noticiasus.terra.com/tecnologia/interna/0,,OI2967984-EI295,00.html

Fontes:
http://www.lunaeamigos.com.br/musical/egito.htm
http://www.fascinioegito.sh06.com/instrume.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Antiguidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário