terça-feira, 7 de junho de 2011

A Música Na Idade Antiga: Roma



  
Sabe-se mais sobre a música grega do que a romana e o que sabemos está no campo da conjectura.  Os romanos não eram muito criativos no que se diz respeito à arte, copiavam de outros povos que conquistaram e por isso podemos que imaginar que a música também foi assim.

Levaram para Roma a sabedoria grega e logo o teatro musical ganhou o interesse e a admiração dos romanos. Após isso, começaram a cultivar manifestações próprias, como acontece nas comédias de Plauto, onde utilizam árias, duetos e coros. Também a lírica grega foi imitada na poética latina: os poemas (carmina) de Catulo e as odes de Horácio, por exemplo, foram pensadas para coro ou solista com acompanhamento de lira, cítara ou harpa.

Na época dos Césares a música foi muito usada para fins de lazer, nas lutas e nos anfiteatros. Surgiram os coros musicais polifônicos com acompanhamento de variados instrumentos. O Hydraulis desempenhou um importante papel nesse período.



Diferentemente dos gregos, os romanos não faziam uma associação da música com a ética. A presença de instrumentos estava em todas as ocasiões na vida romana, desde grandes festivais até o uso discreto e doméstico de instrumentos solo. Regularmente havia concursos musicais e o estudo da música era considerado um sinal de distinção social.

A prática era monódica e a produção sonora se baseava no sistema dos modos gregos. Podem ter tido influência de outros povos: etruscos, asiáticos, africanos e povos bárbaros do norte da Europa. Também usavam o sistema de notação musical dos gregos para transcrever suas composições.

A arte romana deixou várias representações de músicos, mas nenhum deles lendo qualquer notação musical. Os fragmentos de obras encontrados provém do Egito helenístico, com uma variação da notação grega e podem ser dos gregos e não dos romanos.



Alguns instrumentos musicais romanos:

Percussão: sinos, chocalhos, tambores, tímpanos, sistros e címbalos.

Cítara: a palavra Cítara é usada para designar instrumentos de cordas, cujas cordas se estendem inteiramente sobre a caixa de ressonância.

Lira: é um instrumento de cordas tangidas, afinadas segundos as notas de um dos modos, e fixadas em um arcabouço formado com o casco de tartaruga. Era usada para acompanhar recitações e canções.

Hydraulis: é um instrumento de teclas. Empregava água sob pressão para produzir sons através do movimento do ar nos tubos.Veja na foto abaixo:




Fontes:
http://musicantiga.com.sapo.pt/romantiga.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_Roma_Antiga

Um comentário: