terça-feira, 31 de maio de 2011

A Música Na Pré-História

 




A música surgiu da natureza. Do som das ondas quebrando no mar, dos trovões, ventos e animais. O homem aprendeu a diferenciar os timbres produzidos por diferentes fenômenos naturais, e com isso, passou imitá-los por meio de movimentos corporais e pela própria voz.

Os instrumentos musicais se originaram da necessidade dos homens se comunicarem no meio da caçada, para avisar sobre perigo e para comunicação com outras tribos.

Algumas culturas relacionavam a música com algo divino, um presente dado pelos deuses, outras a associavam com o cosmos e o movimento dos astros.

Através de estudos em sítios arqueológicos e da arte rupestre em cavernas, podemos ter uma idéia do desenvolvimento musical na pré-história. Nas pinturas há homens que parecem tocar instrumentos, cantar e dançar.

É complicado estabelecer se o homem começou primeiro a cantar ou a usar instrumentos percussivos, devido à falta de registros. Mas é possível ter uma noção sobre o desenvolvimento musical pela habilidade de manipular materiais (metais, madeira, etc..) e pela capacidade de raciocínio, de acordo com cada época do período pré-histórico.

Roland Candé escritor do livro: “História Universal Da Música”, nos sugere a seguinte sequência de eventos:

1. Antropóides do terciário - Batidas com bastões, percussão corporal e objetos entrechocados.

2. Hominídeos do paleolítico inferior - Gritos e imitação de sons da natureza.

3. Paleolítico Médio - Desenvolvimento do controle da altura, intensidade e timbre da voz à medida que as demais funções cognitivas se desenvolviam, culminando com o surgimento do Homo sapiens por volta de 70.000 a 50.000 anos atrás.

4. Cerca de 40.000 anos atrás - Criação dos primeiros instrumentos musicais para imitar os sons da natureza. Desenvolvimento da linguagem falada e do canto.

5. Entre 40.000 anos a aproximadamente 9.000 a.C - Criação de instrumentos mais controláveis, feitos de pedra, madeira e ossos: xilofones, litofones, tambores de tronco e flautas. Um dos primeiros testemunhos da arte musical foi encontrado na gruta de Trois Frères, em Ariège, França. Ela mostra um tocador de flauta ou arco musical. A pintura foi datada como tendo sido produzida em cerca de 10.000 a.C.

6. Neolítico (a partir de cerca de 9.000 a.C) - Criação de membranofones e cordofones, após o desenvolvimento de ferramentas. Primeiros instrumentos afináveis.

7. Cerca de 5.000 a.C - Desenvolvimento da metalurgia. Criação de instrumentos de cobre e bronze permitem a execução mais sofisticada. O estabelecimento de aldeias e o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais produtivas e de uma economia baseada na divisão do trabalho permitem que uma parcela da população possa se desligar da atividade de produzir alimentos. Isso leva ao surgimento das primeiras civilizações musicais com sistemas próprios (escalas e harmonia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário